Sobre

Cidade


Conheça a história do nosso município.

História de Biquinhas MG


A região de Três Marias, onde está localizado o município,primitivamente foi habitada por diversas tribos indígenas, inclusive os abaetés. Em 1850, possivelmente chegaram os primeiros colonizadores Manoel Mendes de Souza e seus irmãos, e depois Paulo Idigio Xavier, Cirilo Jacob Vargas, Eugenio e Vicente Ferreira do Amaral, considerados fundadores da localidade.
Fixando-se no aldeamento, dedicaram-se a garimpagem, atividade que atraiu novos faiscadores ao local. Posteriormente a agricultura e a criação de gado bovino, assumiram a liderança econômica da região, determinando seu crescimento. O topônimo, prende-se a um período de seca no final do século XIX quando apenas uma cacimba, onde os moradores colocavam bicas de bambu para apanhar água limpa, escapou ao flagelo. Essas saídas formavam "biquinhas" dando origem ao nome do município.

 

Significado do Nome

A denominação originou-se de uma pequena boca dágua, utilizada pelos moradores da região, para uso doméstico em épocas de longa estiagem. Este nome é o mesmo de um córrego que passa na divisa entre Biquinhas e Paineiras.

 

Gentílico

biquinhense

População

2.634 habitantes

 

Localização

Central Mineira

Limites

Morada Nova de Minas, Paineiras e Tiros.

 

Distância da Capital: 272 Km